Páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Criando Gatos - Filhotes

Por Mariana Benitez Fini - Médica Veterinária

Criar gatinhos é relativamente fácil. Tem gente que fala que gato é impossível de adestrar, destrói a casa, arranha o sofá, etc etc. Mas se seu bichano for ensinado desde filhotinho ele vai crescer sendo um exemplo felino. Então, vai aí a receita para o gatinho bem cuidado, saudável e ensinado:

Ingredientes:
1 Caixinha de areia
1 Coleira (guizos e sininhos são opcionais)
2 Tigelinhas (uma para comida e outra para água)
No mínimo 1 arranhador
Brinquedos à vontade
1 Caminha ou cestinha fofa e confortável
Ração para filhotes
Muito amor, carinho e paciência.

Leve seu gatinho pra casa e reserve um cantinho especial para ele (pode ser um banheiro, a varanda do apartamento). O ideal é um local pequeno para que ele não se assuste com o tamanho da nova casa. Um gatinho mais extrovertido já vai sair pululando pela casa querendo conhecer tudo, enquanto que aqueles gatinhos mais tímidos vão ficar mais quietos e assustados, precisando de mais atenção por parte da nova família para se adaptar à casa nova.

Esse cantinho-do-gato deve ter sua caminha (pode até ser uma caixa de papelão mesmo, com uma almofada ou um paninho macio dentro para ficar confortável e quentinho. O ideal é que a caminha tenha as bordas ligeiramente altas, para que o gatinho se sinta protegido lá dentro), seus brinquedos, o afiador de unhas e as tigelinhas de água e comida. 

Não deixe a caixinha de areia no mesmo ambiente, por causa do cheiro (principalmente se for um ambiente pequeno e fechado, como uma varandinha de apartamento), mas ela deve estar em um lugar fácil e acessível ao seu gatinho.

É comum que os gatinhos mais assustados se escondam embaixo dos móveis ou em cima deles nos primeiros dias. Quando isso acontece, a família deve dedicar atenção especial ao novo amigo felino, tirar ele do esconderijo, pegar no colo, passear pela casa, brincar, escovar, oferecer petiscos (nada em excesso!), leite…. vale de tudo!

A ração deve ser suficiente e de qualidade. E muito, muito importante: gato não pode comer ração de cachorro! 

Os gatos são muito frescos e seletivos com a ração. Se o seu gatinho não gosta da ração que você comprou, meu pêsames. Você vai ter que achar uma que ele goste, não adianta usar a técnica do cachorro, do “deixa-aí-que-um-dia-ele-come”. Gato, se não gosta da comida não come e morre de fome se não tiver uma ração do seu agrado! Se ele já era acostumado a uma ração, continue dando a mesma, ou, se for mudar de ração, vá mudando a ração aos pouquinhos, misturando um pouco da ração nova com aquela que ele já era acostumado.

O preço e qualidade das rações variam muito, indo desde a ração de luxo exclusiva para filhotes de siamês de olho azul, com 4 a 5 meses de idade e que gosta de dormir na almofada vermelha do sofá, até a ração barata genérica da casa agropecuária da esquina. Cabe a você e a seu gatinho decidir qual será a melhor (a ração mais cara nem sempre é a melhor, isto depende muito do paladar do seu gato!)

O filhote sempre tem um exigência nutricional maior que o animal adulto, por isso é importante usar ração específica para filhotes. Conforme o gatinho vai crescendo, ele começa a consumir uma menor quantidade de comida. Os pacotinhos de ração já vêm com a informação de quantidade de comida que deve ser administrada e quantas vezes por dia. Não tem erro!

ANTES DO DESMAME - Se o seu gatinho veio ainda antes de ser desmamado, é importante que você forneça todos os nutrientes necessários ao recém nascido antes de iniciar a alimentação com ração seca. Além do que, o gatinho recém nascido é tao pequeno que nunca iria conseguir comer ração!

Uma opção são os leites em pó, próprio para filhotes (não, Molico não serve! O ideal é o Pet Milk da Vetnil), que são maravilhótimos, mas também muito caros! (+- R$40,00 uma latinha de 300g). 

Uma alternativa mais barata, é usar o leite de vaca comum (integral) com um ovo diluído. Lembrando que os “filhotes muito filhotinhos” ainda não têm controle do esfíncter e por isso você deve estimular a defecação e micção passando um algodãozinho molhado (de preferência morninho) na região anal do gatinho, simulando as lambidas da mãe, para evitar uma constipação que pode terminar em morte.

Lembrando que no casos destes gatinhos muito pequenos, o ideal é você ter uma mamadeira própria para filhotes, à venda em Pet Shops, maaas, se mais uma vez, você não tem como adquirir uma mamadeirinha, uma seringa mesmo, de 20ml ou até menos, serve. (Sem a agulha óbvio!) A maneira correta de amamentar seu gatinho é sempre deixar ele em pé (sobre as 4 patinhas). 

Amamentar o gatinho de barriga pra cima (que nem bebê) pode fazer com que ele aspire o leite, trazendo complicações mais tarde.

Assim que seu gatinho passar dos 45 dias (mais ou menos…), você pode optar por uma papinha de desmame. A papinha de desmame ajuda o gatinho a ir se acostumando aos poucos com a introdução de comida seca. Outra ideia é ir dissolvendo a ração seca em leite morno ou água, diminuindo gradativamente a quantidade de água, até que ele passe a consumir só a ração.

Outra coisa importante para os gateiros de primeira viagem, é a regularidade na hora de oferecer a comida ou dar a mamadeira. Os gatos são muito chatos exigentes com a rotina. O ideal é sempre dar a comida nas mesmas horas todos os dias.

E tenha sempre água fresca e a vontade a disposição do filhote.

Na foto vemos a maneira correta de amamentar o seu gatinho.

http://petdicas.com.br







0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More