Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

A Importância de se Castrar Cães e Gatos

COLUNA DOS BICHOS - Escrito por Gabrielle de Castro. Originalmente Publicado em Jornal Bandeirantes News.


A importância de castrar cães e gatos


Algumas pessoas se ressentem ou até se escandalizam quando ONGs de Proteção Animal, ou seu próprio veterinário, indica a esterilização de seu novo amigo, na hora da adoção. Essas pessoas alegam ser uma judiação desnecessária ao animal, que estamos intervindo na natureza do mesmo. Mas, será mesmo uma judiação? Pensando de duas formas, os animais esterelizados e os que não o são, qual a maior judiação?



Quando se há um cachorro não castrado em sua casa, há certos comportamentos típicos que estressam qualquer pessoa. Primeiramente nos deparamos com rastros de sangue espalhados pela casa. O que indica que sua cadela está na menstruação, o que dura aproximadamente 9 dias. Logo após, você começa a perceber um número anormal de cães de rua na frente do seu portão, latindo e uivando para sua cadela. Isso corresponde aos quatro dias de cio. São os momentos em que o útero da cadela está pronto para ser fertilizado, o que ocorre de seis em seis meses.



Quanto às gatas, há uma mudança de comportamento, em que elas ficam até mais carinhosas. Não há vestígios físicos de seu cio, você só percebe quando se têm gatos de rua miando desesperadamente em seu muro, o que acontece no intervalo de, no máximo, 42 dias.



O que fazer? Impedir a cada cio que o animal cruze, mas mantê-lo com os instintos para isso, representa uma constante frustração. Uma verdadeira judiação! Além de mantê-los estressados, manterá o animal em excitação por falta de cruzamento. Ele ficará mais agitado, louco para sair às ruas!



E quanto a um animal castrado isso não ocorre.



A castração consiste na remoção do útero, trompas e ovários nas fêmeas, e os testículos, nos machos. A cirurgia, feita com anestesia geral, é simples, mas deve ser executada apenas por um médico veterinário devidamente habilitado. E em torno de uma semana o animal estará totalmente recuperado.



Dentre suas vantagens em cães e gatos, tanto em machos como fêmeas, temos:
- Diminuição das fugas;
- Redução da demarcação do território (xixi fora do lugar);
- Evita agressividade motivada por excitação sexual constante;
- Evita tumores (câncer) testiculares;
- Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemoral, catarata, etc.;
- Tornam-se mais tranquilos e caseiros.
- Evita os acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação;
- Evita câncer em glândulas mamárias, ovários ou útero na fase adulta;
- Evita a piometra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas;
- Evita episódios freqüentes de "gravidez psicológica" e suas conseqüências como infecção das mamas;
- Evita cio;
- Evita doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida.



No entanto a maior vantagem da esterilização é o possível controle da população, no futuro. Estima-se um número na casa de BILHÕES para a população de cães e gatos carentes, abandonados nas ruas do Brasil. Estes animais estão soltos, livres... Porém magros, com fome, com carrapatos, vermes, assustados com a cidade grande, sendo atacados por cachorros maiores, atropelado por humanos negligentes.



A esterilização de animais domésticos é um ato de amor, de respeito pelos animais e de cidadania. Uma gatinha ou cadelinha, e seus descendentes não esterilizados, podem ser responsáveis pela geração de milhares de novos bichinhos num curto período de tempo. Infelizmente não existem lares responsáveis para todos. Com a esterilização, damos um passo importante para conter o ciclo de abandono de animais. Além disso, a saúde do animal será beneficiada e de todos os moradores da sua cidade.



Vamos, não hesite. Castre seu cão e seu gato. Há muitos por ai sem uma família, procurando por amor.


ATENÇÃO
O Abrigo dos Bichos possui parceria com o Hospital Veterinário Dom Bosco que dispõe de castrações GRATUITAS. Saiba mais clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Facebook Favorites More