No domingo, dia 20 de maio, entidades de proteção animal e voluntários de todo o país participam do “Movimento Diga Não a Leishmaniose, o Cão Não é o Vilão“. Em Campo Grande a mobilização é coordenada pela ONG Abrigo dos Bichos. Protetores e simpatizantes se reúniram das 8 horas ao meio-dia no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a 13 de maio para distribuir material informativo e conscientizar as pessoas sobre a doença, prevenção e tratamento da leishmaniose. A participação foi aberta a toda comunidade.
Os participantes tinham como objetivo recolher assinaturas para apoiar o Projeto de Lei 1738/2011, do Deputado Geraldo Resende, regulamentando a Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose e o direito ao tratamento dos cães. O movimento também reivindicou exames sorológicos mais acurados, direito a contra prova se liberação de medicamentos para tratamento da leishmaniose que já são usados com sucesso em outros países, entre outras medidas. Na pauta do movimento também está a redução de impostos sobre produtos preventivos como vacinas, coleiras e repelentes.
A leishmaniose no Brasil
O movimento nacional questiona o programa de controle executado pelo Ministério da Saúde. Hoje, o Brasil é o único país que determina o sacrifício dos cães soropositivos e proíbe o tratamento dos animais com medicamentos humanos. Além de ineficaz o método é não-humanitário e antiético.
Dia: 20/05
Horário: das 8 horas ao meio-dia.
0 comentários:
Postar um comentário